sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TORNANDO-SE UM COM JESUS



            Para que se dê início à grande aventura da unidade, ao estado de união, o estar unido, ligado, conectado; requer-se uma condição humana especial, ou seja, a decisão de receber a vida de Deus através de Jesus Cristo. Para isso, o homem precisa receber o perdão de Deus, reconciliar-se e voltar à comunhão e à obediência a Deus por intermédio da obra redentora de Jesus Cristo.
Reconhecer a fragilidade e a incapacidade de dar sentido à própria existência, gera no homem uma necessidade aparentemente sem solução, o que dá origem ao grande dilema da humanidade. O homem, naturalmente, não dispõe de meios para compreender e controlar o que se passa no seu interior, tornando-se refém das suas vontades e desejos, e desta forma, ele também perde o controle das realizações de sua própria existência. Isso o torna vulnerável às circunstâncias da vida, que constantemente combatem contra a sua satisfação pessoal.
Não há nada que se possa fazer para alcançar a verdadeira alegria quando se vive em função dos próprios interesses ou desejos, porque isto contraria a razão da existência humana e o princípio do autocontrole ou domínio próprio, que estão intrinsecamente ligados através do princípio da obediência a Deus. O homem, em sua essência, existe para um fim e com um propósito, os quais foram estabelecidos pelo próprio Deus. Quando o homem está buscando apenas os interesses pessoais, ele mesmo acaba frustrando o plano e o propósito de Deus para a sua vida, afastando-se de Deus, tornando-se vulnerável, suscetível apenas às informações dos seus sentidos naturais, que o fazem cada vez mais consciente de sua vulnerabilidade.
Por outro lado, o homem que se dispõe a obedecer a Deus e realizar o Seu Plano, conta com a ajuda de Deus para permanecer nesta disposição, desta forma todas as coisas passam a cooperar para a realização do Plano de Deus. O homem que está unido a Deus tem a capacidade de passar pelas maiores provas da vida, sem desanimar ou desistir do caminho proposto por Deus.
Tendo Deus elaborado um plano para cada indivíduo, fica evidente que Ele ajustou o plano de cada um de uma tal maneira que jamais pudesse vir a atrapalhar o plano de qualquer outro, mas ao invés disso que pudéssemos sim ajudar e cooperar uns com os outros, para que em união os homens fossem capazes de realizar O Grande Plano de Deus para a Humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário