COMENTÁRIO DO TEXTO: DISCÍPULOS DO AMOR
DE RUBEM AMORESE - REVISTA ULTIMATO
É uma grande verdade. Ou seja, há mesmo uma diferença entre o que é legal e o que é vital. Realmente já temos o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5.5) O amor é a essência da nossa nova natureza em Cristo (1Jo 4.7) e a nossa regra de conduta. (Jo 13.34) Isso é legal. É um fato espiritual estabelecido pela Palavra de Deus. Mas ainda não chegamos à maturidade, à medida da plenitude de Cristo. (Ef 4.13) No que consiste o amadurecimeto? Não no nosso esforço para praticar os mandamentos, as regras de conduta, mas sim na revelação de quem realmente somos em Cristo. (Cl 1.1-29) Isso é vital. A revelação não é o simples conhecimento de um fato legal. É atitude ou ação fundamentada no conhecimento de Deus. É a convicção que promove ações ou reações correspondentes. Ou seja, é o que já alcançamos, segundo as palavras do apóstolo Paulo. Aquilo que sabemos ser a verdade, e por ser verdade determina as nossas atitudes e ações. Somos perfeitos em Cristo, mas ainda não atinamos plenamente para a realidade do que somos nEle, a realidade do que é ser uma nova criatura em Cristo. Por isso precisamos ser ensinados sobre essa nova condição espiritual e suas prerrogativas, para que vivamos segundo aquilo que já temos e sabemos que temos. Ou seja, vivamos conforme a revelação que já alcançamos. (Fl 3.3-12)
Filipenses 3:13-16
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço:esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
De que está falando o apóstolo no texto acima? Ele está explicando o que ele faz para crescer espiritualmente e manter-se espiritualmente maduro. Primeiro ele diz: "não penso que eu mesmo já tenha alcansado..." Isso quer dizer que nunca está satisfeito com o nível de maturidade em que se encontra, não acomoda-se aos resultados alcançados, mas está sempre buscando melhorar. Ser uma pessoa cada vez mais parecida com Cristo. Não através da negação: não consigo, não posso, não alcanço, não tenho. Mas através da auto-afirmação de sua posição em Cristo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Nenhuma condenação há para aquele que está em Cristo Jesus. etc." É muito interessante como ele se apega a essas verdades. Não relembrando erros do passado, como normalmente se faz, mas procurando esquecer-se deles, permanecendo com os ólhos fitos no alvo, considerando quem ele realmente é em Cristo e sendo humilde para ajustar as inconformidades e inconsistências em relação à sua nova vida e natureza, conforme forem aparecendo na sua carreira e comunhão com Cristo. Eu acredito que ele estava falando, em outras palavras, dessa forma: "Eu vivo a minha própria experiência de vida do modo como Jesus a viveria, reconhecendo a vida e natureza dEle em mim; e ainda que eu falhe nessa carreira, não desistirei de viver essa vida, continuarei expressando a vida de Cristo através mim." (1Jo 5.11-12 e Jo 3,16) Ele também disse em outro lugar: "Eu sou o que sou, pela graça de Deus." Também disse: "Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim."
Colossenses 4:12
Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.
Colossenses 1:9-12
Efésios 1:16-19
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
Efésios 1:16-19
Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Efésios 3:14-19
Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Marcos 11:22
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; (a fé do tipo da fé de Deus) grifo meu
Romanos 12:3
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida (o tamanho atual) da fé (do tipo de Deus) que Deus repartiu a cada um (igualmente, no princípio de nossa fé em Cristo). grifo meu
Hebreus 5:14
Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Então, o saber e o fazer estão intimamente ligados e se fundem na prática. Mas o nível de atuação - ou o nível da revelação da presença de Cristo em mim - ou o nível da revelação de quem sou, do que tenho e do que eu posso nEle; difere de pessoa para pessoa. Mesmo que todos estejamos praticando o amor, nem todos estamos no mesmo nível. Assim, a diferença entre o conhecimento e a prática não é algo importante, pois não determina maturidade. O que realmente importa é o nível de maturidade, o tanto quanto a minha fé em Cristo determina minhas atitudes e comportamentos.
Mateus 11:25-30
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
João 8:28-32
Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.
E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 15:7-27
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário